sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sugestões de aulas

Sugestões de aulas
1° Sugestão:Estratégias e recursos para trabalhar histórias em quadrinhos nas séries iniciais:
• Apresentar aos alunos o que são Histórias em Quadrinhos, apresentando exemplos;
• Conversar com o grupo sobre os personagens que conhecem das histórias em quadrinhos e suas características;
• Apresentar as características das histórias em quadrinhos: as onomatopéias, os tipos de balões, cenários, expressões faciais,as características dos personagens,realizando atividades de desenho usando os elementos e reconhecendo nos gibis os mesmo elementos como:
A) Histórias em quadrinhos com colagem: Os alunos coletam os mais diversificados tipos de balões, legendas e onomatopéias de histórias em quadrinhos. Os alunos recortam as personagens ou cenas recombinam, compondo de cada vez uma seqüência diferente. Narram a história acrescentando balões para diálogos.
B) Narração - introdução, desenvolvimento e desfecho: A partir da leitura de um trecho de texto, os alunos terminam a história. Podem também ler a introdução e o desfecho e completar o desenvolvimento.
C) Transformar Narração em HQ: Os alunos observam a partir de um texto narrativo criarão uma história em quadrinhos.
D) Texto narrativo-informativo: Os alunos lêem, discutem e fazem pesquisas a respeito de um determinado assunto. Depois produzem seu texto.
E) Leitura: Motivar os alunos para lerem diferentes tipos de quadrinhos, não só aqueles com textos, em sala de aula e na Sala de Tecnologias Educacionais no site da Turma da Mônica .
F) Interpretação: Conversar sobre o que os quadrinhos trazem, o que eles querem dizer?;
G) Produção Textual: Criar revistas em quadrinhos através da linguagem gráfica ou escrita.
• Orientar os alunos na confecção de desenhos para a criação das HQ, apresentando dicas, além de apresentar os vídeos sobre as cores nas HQ

2 Sugestão:Atividade- “Viajando na sua cidade”
Estratégias e recursos:
Neste primeiro momento é de fundamental importância que você trabalhasse o tema da cidade partindo dos conhecimentos prévios dos próprios alunos, ou seja, você poderá investigar este assunto a partir de algumas perguntas, por exemplo:
• Onde vocês moram?
• Como é a divisão da sua cidade? é feita por bairros? Por cidades satélites? Por ruas?
• Você já visitou algum outro bairro/ cidade satélite ou rua de sua cidade? Percebeu alguma diferença entre este local e onde você mora?
• Quando você visitou este local, algum ponto da cidade, como por exemplo, uma estátua, uma pintura, entre outros, lhe chamou a atenção? Qual?
• Você sabe qual o significado do nome deste local que você visitou?
Após fazer a sondagem destas perguntas e perceber qual o conhecimento que a turma tem e a partir de qual você deve seguir o conteúdo, você começa a trabalhar o conceito de cidade. Afinal, o que é cidade? Como ela se organiza? Todas as cidades se organizam da mesma maneira? Como a sua cidade satélite/ bairro/ rua está organizada? Trabalhe também a diferença entre o que significa paisagem urbana e rural e outro ponto fundamental é trabalhar as diferenças sociais que podem existir entre uma cidade satélite/ bairro/ rua e que talvez eles não percebam, pois só ficam centrados em sua realidade, sem partir para a realidade do outro.
Para trabalhar estes pontos citados acima, você poderá utilizar-se de recursos como: dividir a turma em grupos, fazer cartazes, desenhos, atividades, por onde você pode perceber que as crianças realmente estão seguras diante do conteúdo.

3° Sugestão: Esta sugestão que trago para trabalhar com as diferenças sociais, que tem como objetivo trabalhar como o ser humano é diferente desde seu nome à tudo o que faz. Fazer este projeto com os alunos é interessante para que haja um entendimento maior de que a sociedade vive diante de diferenças sociais gritantes e muitas vezes estamos fechados em nosso próprio mundo, que não conseguimos enxergar coisas simples do cotidiano, que nos mostram a diferença. trabalhadas em casa, junto à família, pois penso ser de fundamental importância a interação entre escola, família e aluno.
Atividade: “As diferenças sociais:”
Dinâmica: SOMOS VERDADEIRAMENTE DIFERENTES
• Primeiramente, entregue uma folha branca a cada aluno e peça que coloquem o nome no verso da folha.
• Em seguida peça que cada aluno desenhe um círculo bem grande, ocupando toda a folha. E explique: eles vão começar a desenhar um rosto, com olhos, boca, nariz, porém toda vez que você der o sinal a eles, os mesmos devem passar a folha com o desenho do jeito que está ao colega da direita ou esquerda. E este que recebeu a folha deverá continuar o desenho de onde foi parado.
• Quando a folha chegar novamente ao dono, a dinâmica acaba.
• Objetivo da dinâmica:
• Perceber que somos realmente diferentes (os alunos perceberão isso na folha, onde cada um terá um desenho único, que todos da turma participaram)
• Perceber que as diferenças fazem parte do nosso cotidiano, nós somos diferentes
• Mostrar a cada um deles, que ser diferente exige respeito mútuo, e quando sabemos respeitar o outro, o lugar em que ele vive, o que ele faz, entre outras coisas, podemos entender melhor a vida.

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